Ocorre quando existe uma redução do diâmetro do canal vertebral cervical que contém a medula e as suas raízes.
As causas desta redução estão na maioria dos casos relacionadas com alterações degenerativas que tendem a piorar com a idade. Como consequência da redução do espaço, podem aparecer sintomas por compressão das raízes (dor nos ombros e braços, alterações de sensibilidade e fraqueza muscular) ou por compressão da medula (dificuldade para caminhar, alteração da motricidade fina, fraqueza muscular, alterações no controlo dos esfíncteres, etc).
Na maioria das vezes não necessita de tratamento cirúrgico e podem indicar-se tratamentos conservadores. Em casos mais severos ou progressivos a cirurgia é a melhor opção para descomprimir os nervos e a medula.
A progressão dos sintomas pode ser lenta, fazendo com que muitas vezes esta doença seja diagnosticada numa fase muito avançada.
Quanto mais comprometida a medula estiver, mais difícil será a recuperação completa das suas funções, por isso o diagnóstico precoce é muito importante. Os objetivos da cirurgia são a descompressão para evitar o agravamento dos sintomas, melhorando substancialmente a qualidade de vida dos doentes.
![](https://joaoduartesilva.pt/wp-content/uploads/2023/03/estenose.jpg)
![](https://joaoduartesilva.pt/wp-content/uploads/2023/03/estenose-2.jpg)