O que é a Hérnia Discal Cervical?
É uma condição na qual o ânulo fibroso (porção externa) do disco intervertebral se rompe permitindo que o núcleo pulposo (porção interna) extravase pela rotura causando uma protrusão ou extrusão discal através das fibras do anel fibroso podendo comprimir as raízes nervosas ou a medula cervical.
Sintomas da Hérnia Discal Cervical
Os sintomas da hérnia discal cervical podem variar mediante a localização da hérnia e da gravidade da compressão nervosa.
» Dor cervical com ou sem irradiação para os membros superiores (braços)
» Diminuição da força muscular ou alteração da sensibilidade num ou nos dois braços;
Na região cervical, a hérnia pode comprimir uma das raízes nervosas cervicais e o sintoma principal é uma dor irradiada num dos braços (braquialgia), ou no caso da compressão da medula, pode provocar um quadro neurológico mais incapacitante (mielopatia).
Como tratar a Hérnia Discal Cervical?
É uma doença com predisposição genética, que pode ser resolvida na grande maioria dos casos com tratamentos não cirúrgicos (em mais de 90% dos casos) incluindo medicação analgésica e anti-inflamatória e fisioterapia.
Tratamento Cirúrgico da Hérnia Discal Cervical
Quando o tratamento conservador falha é indicada a cirurgia para o tratamento da hérnia de disco cervical. Em geral, uma cirurgia minimamente invasiva é realizada através de uma pequena incisão no pescoço (3-4cm), por onde se faz o acesso à coluna. O disco degenerado e a hérnia são removidos descomprimindo a medula e os nervos. Esta técnica permite uma rápida melhoria dos sintomas álgicos, com um curto período de internamento (duração média de 24 horas) e um rápido retorno às atividades de vida diária.