Dor no Cóccix – Coccidínia – Causas, Sintomas e Tratamento

Dor no Cóccix – Coccidínia – Causas, Sintomas e Tratamento

O que é Coccidínia? – Visão Geral


O termo coccidínia, refere-se aos sintomas dolorosos na região do cóccix. Embora esta condição possa afetar indivíduos de todas as idades e de ambos os sexos, a idade média de início sintomas é por volta dos 40 anos e a prevalência é cinco vezes maior em mulheres do que em homens.

Anatomia

O cóccix compreende a região mais caudal da coluna vertebral. Consiste em três a cinco unidades vertebrais rudimentares que, com exceção do primeiro segmento coccígeo, são tipicamente fundidas. O cóccix serve como local de inserção do músculo glúteo máximo, do músculo coccígeo e do ligamento anococcígeo.

Etiologia
​A maioria dos casos de coccidínia ocorre em associação à subluxação ou hipermobilidade, e a instabilidade patológica pode dar origem a alterações inflamatórias crónicas. Muitos desses pacientes tem história de evento traumático antecedente, que demonstrou estar associado à instabilidade coccígea, particularmente a subluxação posterior.

O índice de massa corporal parece influenciar a prevalência da coccidínia, uma vez que a obesidade é três vezes mais comum em doentes com coccidínia do que na população normal.

Avaliação clínica

Doentes com coccidínia geralmente apresentam queixas de dor ao redor do cóccix, sem dor lombar significativa ou dor irradiada aos membros inferiores. No entanto, a incidência de dor lombar é maior em doentes com coccidínia em comparação com a população em geral. Classicamente, essa dor está associada ao sentar e é exacerbada ao levantar-se da posição sentada. Muitos pacientes também sentirão necessidade frequente de defecar ou dor ao defecar. Outros podem relatar alívio da dor quando se sentam sobre uma das nádegas.

Os tecidos moles que recobrem a região sacrococcígea devem ser inspecionados quanto à presença de quistos, que representam crescimentos potencialmente dolorosos de um ou mais folículos capilares. Na maioria dos casos de coccidínia, a manipulação retal dos segmentos coccígeos ou da articulação sacrococcígea provocará dor.

Tratamento da Coccidínia

Conservador

O tratamento conservador é o tratamento de eleição inicial, consistindo em tratamento farmacológico com anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) e outros analgésicos, redução dos períodos de tempo na posição sentada, uso de almofada tipo donut, ajustes posturais e fisioterapia .

Além do seu valor diagnóstico, as infiltrações na região do cóccix representam outra abordagem terapêutica para a coccidínia refratária.

Cirúrgico

A cirurgia está indicada para os casos refratários que continuam a queixar-se de dor coccígea incapacitante, apesar da implementação de várias estratégias de tratamento não cirúrgico. Na maioria dos casos, o tratamento cirúrgico geralmente envolve a excisão do segmento móvel ou uma coccigectomia total.

Partilhar este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp