LOMBALGIA
É comum em jovens?
A dor lombar é bastante comum em todas as idades, incluindo jovens. 1 em cada 3 jovens poderão apresentar dor lombar todos os meses. A lombalgia torna-se mais frequente à medida que envelhecemos.
O que causa dor lombar?
A coluna é constituída por ossos, discos, articulações e músculos sendo que cada uma destas estruturas pode causar dor. Importa fazer uma avaliação médica especializada para se excluir patologia potencialmente mais grave associada à dor lombar. Os casos associados a condições graves são raros. Sabemos que quando a dor lombar não está associada a estas condições, é seguro manter-se ativo e efetuar as normais atividades do dia a dia.
O que mais pode afetar a minha dor lombar?
A dor pode ser influenciada pelos pensamentos, sentimentos e humor. Sentimentos de tristeza, stress e ansiedade podem piorar a dor, enquanto ser positivo perante a dor e manter-se ativo podem ajudar na melhoria/recuperação.
Quanto tempo vai durar a minha dor lombar?
Na maioria dos casos, a dor lombar passará rapidamente (em 1 a 2 semanas) com uma recuperação completa. Para um número menor de pessoas, pode persistir durante mais tempo e ser necessário ajuda médica. É importante saber que a dor lombar pode ser um problema “recorrente”, o que significa que é bastante comum que quem já apresentou (mesmo jovens) um episódio de dor lombar volte a ter no futuro.
Preciso de fazer um raio-X ou outro exame de imagem para avaliação?
A maioria das pessoas não precisa de um raio-x ou outro exame de imagem, mas o seu médico (ou profissional de saúde) é a melhor pessoa para aconselhá-lo. A decisão baseia-se em aspetos relacionados com as características da dor, exame físico, etc…
A fisioterapia vai ajudar no controlo da lombalgia?
Verificou-se que programas de exercícios acompanhados por um fisioterapeuta melhoram a dor lombar em comparação com a ausência de tratamento. O programa de exercícios deve incluir flexibilidade, força e exercícios aeróbios por 8 semanas podendo incluir um programa de exercícios em casa. Como a dor lombar melhora rapidamente na maioria dos casos, este tipo de programas de exercício são mais úteis para doentes que apresentam dor persistente há mais tempo.
Vou precisar de cirurgia à coluna?
A cirurgia é necessária apenas num número muito reduzido de doentes cuja dor tem uma causa específica e mostra-se refratária ao tratamento mais conservador.